Acesso à área pessoal por SSH pela primeira vez

 

Introdução

Ora, bem vindos a esta pequena página tutorial, que tem por objectivo ensinar-vos a aceder e consultar o vosso correio electrónico por SSH na vossa área pessoal alojada no NFIST.

Vou começar por elaborar uma pequena lista daquilo que vão precisar para poder para continuar:

 

Sistemas Operativos Microsoft Windows:

1. Como o Microsoft Windows é um S.O. muito completo vão começar por precisar de um cliente SSH. Aconselho vivamente o PuTTY, que podem obter clicando aqui, simplesmente porque foi o que usei para fazer o tutorial, existem outras soluções mais felizes. Caso o link não esteja activo vão directamente à página do PuTTY clicando aqui e façam download na secção respectiva.
2. Paciência...

 

Sistemas Operativos UNIX Based (Mac OS X; Linux; etc):

1. Se estão a ler isto é porque usam um S.O. decente e por isso não precisam de nada. Sim, o SSH já vem integrado .

 

"Getting the hands dirty"

Ora bom, vamos lá a isto... Agora vou ensinar-vos a mudar a vossa password e a iniciar o PINE, o PINE é um cliente de e-mail muito simples que podem correr através de SSH.

 

Sistemas Operativos Microsoft Windows:

1. Iniciem o PuTTY, irão ver uma janela semelhante aquela da imagem. Não mexam em NADA excepto onde diz "Host Name", e escrevam "nfist.ist.utl.pt". Carreguem "Open" e ignorem, isto é, digam que sim, a qualquer aviso ou dialog que possa aparecer.

Nota: É MUITO IMPORTANTE que em "Protocol" esteja seleccionado "SSH" e não outra porcaria qualquer, por isso já sabem... Se ele não estiver seleccionado façam-no.

 

 

2. Agora deverá aparecer algo semelhante a isto. Deverão escrever o vosso USERNAME, sim, aquele que escolheram no fatídico dia em que se inscreveram no NFIST e que vos deverá ter sido enviado por e-mail. NÃO escrevam "abc" que esse é o meu !!!!!! É apenas para exemplificar. Carreguem ENTER.

 

 

3. Agora ele pede-vos a PASSWORD que vos enviámos por e-mail. Escrevam tal e qual como está escrita, respeitando minúsculas e maiúsculas. Já está ? Sim, é normal não verem asteriscos idiotas, já pensaram na diferença da probabilidade de acertar uma password sabendo quantos caractéres tem e não sabendo? Escrevam à vontade a password que ele sabe que a estão a escrever. ENTER again.

 

 

4. WOW!! Que se passou aqui!! Será que aulas teóricas vão finalmente ser compreensíveis ??!! Não... Bem vindos ao NFIST, acabaram de entrar pela primeira vez na vossa área... Lá se foi a virgindade... Leiam com atenção a frase do dia que vos damos e apontem-na vão precisar mais tarde, neste caso é "Fertility is hereditary. If your parents didn't have any children, neither will you.". Para mudar a password que vos mandámos para algo à vossa escolha, escrevam "PASSWD" e guess what, carreguem ENTER.

 

 

5. Naturalmente, ele volta a pedir a PASSWORD que vos enviámos, depois de a escreverem, carreguem impetuosamente na tecla ENTER.

 

 

6. Bom, agora escolham a vossa NOVA PASSWORD e escrevam-na. Escolham sabiamente ou vão arrepender-se... Já está ? Press ENTER please.

 

 

7. Ena, já estamos no fim... Isto de fazer tutoriais online às 4:30 A.M. não é muito normal... Bom, se tiverem tido uma imaginação decente, voltem a escrever a NOVA PASSWORD para confirmação. E agoram façam o pino em frente ao computador, só com apoio de mãos e carreguem ENTER com o 3º dedo do pé esquerdo.

 

 

8. AHAH!! Victory is mine, at last!! Finito, acabaram de mudar a vossa PASSWORD. Next stop: PINE.

 

 

9. Agora vão conhecer o vosso melhor amigo na linha de comandos do PuTTY, o PINE. Escrevam "PINE", e raptem alguém que vá a passar na rua para carregar ENTER.

 

 

10. E que será que vai acontecer ??? Is it Outlook ?? Is it Eudora ?? No, it's... it's PINE, the Magnificent!!! Bom agora, acho que já se viram sozinhos. Tem uma lista de comandos na base do programa. podem carregar "O" para ver outros comandos. Para seleccionar coisas no menu, usem as setas no teclado e surpreendentemente a tecla ENTER. Brinquem um bocadinho e tentem usar. Se acharem que isto é muito estranho, além de estarem tramados a IC e a TFCOM, podem usar o webmail.nfist.ist.utl.pt para aceder à vossa conta de e-mail.

 

 

 

Sistemas Operativos UNIX Based (Mac OS X; Linux; etc):

1. Ora bem, limitem-se a iniciar o terminal e escrevam "SSH O_MEU_USERNAME@NFIST.IST.UTL.PT", carreguem ENTER. A partir daqui sigam para o passo número 2. do tutorial para Windows, é basicamente o mesmo. Quem não é escravo da M$, safa-se bem de certeza.

 

 

 

Bom, conseguiram chegar até aqui !!! Foi fácil, não foi ? É normal que tenha sido quando se tem acesso a um tutorial de tão excelente qualidade feito por um pedagogo brilhante.

André Cunha

 

[Tutoriais]

Copyright © 2005-2013 NFIST, Todos os direitos reservados.

[XHTML 1.0] [CSS]